domingo, 15 de maio de 2011

Oficina de brinquedos ópticos

Hoje, ninguém se admira quando vê um filme ou um simples desenho  mexer, mas há um século atrás o cinema era coisa do demônio. No período normalmente chamado de Pré-História do cinema, os brinquedos ópticos, que já desde o século XVII têm vindo a maravilhar inúmeros espectadores, quer em projecções privadas (nas casas senhoriais) como em público (barracas de feira), foram muito interessantes para despertar a curiosidade em crianças e jovens para os “segredos” do Cinema e particularmente do Desenho Animado. Por incrível que pareça, é um ligeiro defeito do olho humano que permite a existência da animação de imagens em geral, e do cinema, em particular - a persistência retiniana - as imagens ao formarem-se na retina ocular, provocam uma reacção química nos cones sensíveis à luz que aí existem. É esta reação química que é traduzida pelo cérebro como uma imagem, reação essa que demora uma pequena fracção de segundos (entre 1/10 e 1/17 de segundos). Portanto, as imagens permanecem na retina durante um certo tempo antes de darem lugar às imagens seguintes. A existência deste fenómeno foi provada por volta de 1820, pelo Dr. Paris, que diz que, sem a persitência das imagens na retina não seria possível a existência do cinema. Experiências que demostram este princípio:  Fixar o ponto que se encontra sensivelmente ao centro de cada imagem  durante aproximadamente 30 segundos, sem pestanejar. Em seguida, deve-se olhar para uma superfície branca (teto ou folha branca). Aparecera a imagem em negativo - isto é, se o objeto for escuro ele apareçerá claro, se for claro aparece escuro.  Se rodar uma moeda - consegue-se ver as duas faces ao mesmo tempo (obtem-se melhores resultados iluminando a moeda de forma a que esta reflita a luz que lhe está a incidir).
 >>>a construção dos brinquedos <<<
 O taumatrópio:  A palavra taumatrópio significa “que se transforma em algo maravilhoso”. Quando fazes girar o taumatrópio, as duas imagens passam rapidamente à frente dos teus olhos, misturando-se numa única imagem. Recorta dois círculos em cartolina com um diâmetro à escolha (7,5cm, por exemplo). Desenha agora as imagens e cola os discos de modo a que cada imagem fique numa face e invertidas. Coloca por fim os elásticos em buracos na parte lateral.. Experimenta o efeito final do teu taumatrópio.
O folioscópio:  Corta uma folha de papel A4 ao meio, segundo o comprimento; dobra-a ao meio, abre-a e faz um desenho na metade do papel mais afastada da dobra; coloca a outra parte por cima e faz o segundo desenho, no sítio correspondente, semelhante mas ligeiramente diferente. Enrola a folha de cima em torno do lápis. Passa o lápis rapidamente da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Os desenhos animar-se-ão.
O flip-book: livros de animação Corta papel cavalinho ou cartolina mais ou menos das dimensões 8 x 10cm. Faz o primeiro desenho numa das folhas, apenas na metade da direita e numera-as num dos cantos opostos. Coloca uma outra folha rigorosamente em cima da primeira e faz o segundo desenho, levemente diferente. Repete esta operação o número de vezes necessárias para a tua animação. Acerta-os todos e agrafa-os no lado contrário ao dos desenhos
Fonte: http://aspatygirls.arteblog.com.br/109662/BRINQUEDOS-OPTICOS/
Veja o  vídeo produzido na nossa oficina de brinquedos ópticos!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário